Moda

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Cansaço e Fraqueza - Sintomas e Cuidados


O cansaço/fraqueza pode estar simplesmente relacionado ao ritmo alucinante do cotidiano das pessoas ou pode ser um sintoma sério de mau estado de saúde. As dores e o cansaço físico passam a ser freqüentes devido a uma rotina estressante. Além dessas causas, o cansaço crônico pode ser provocado por problemas psicológicos; enfermidades ou doenças recentes; má alimentação; excesso de esforço físico e mental; gravidez; amamentação. Nós nos expressamos por meio de nosso corpo, e é justamente nele que se soma todo o estresse físico e mental. O cansaço é a debilitação das suas forças, causando fraqueza em um ou mais músculos do corpo. O cansaço pode ser provocado por noites mal dormidas ou por cansaço físico e muscular.
O cansaço físico também tem uma ampla correlação com o esporte. O excesso de treinamento acaba acarretando cansaço e, conseqüentemente, a fadiga muscular. A pessoa pode evitar o cansaço mantendo uma rotina de treinamento, se alimentando bem e tendo uma vida saudável.
usando a fadiga muscular se associa uma fadiga nervosa, causa ainda insônias e muita ansiedade. Para diminuir os efeitos do cansaço, torna-se necessário incluir na alimentação algumas vitaminas fortificantes, juntamente com sais minerais, pois essa medida é o carro forte para uma recuperação representativa. Além da alimentação controlada, também é recomendável ter hábitos de vida mais tranquilo apesar das adversidades. Tais como dormir cedo, relaxar por alguns instantes durante o dia, fazer exercícios sem exageros, e tentar manter a mente mais despreocupada.
Sabe-se que as vitaminas e sais minerais possuem substâncias que agem tanto no nível físico quanto no nível psíquico. Em sua maioria, as vitaminas são essenciais para eliminar a fadiga, e o cansaço muscular. Além de proteger contra outros males que o organismo possa vir a ficar vulnerável.

Estes são alguns sintomas do cansaço:
Depressão
Ansiedade
Fraqueza
Baixa no sistema imunológico, causando enfermidades (por exemplo: resfriado)
Estresse
Anemia
Falta de energia
Desmotivação e desconforto
Desconcentração
Dificuldade em tomar decisões
Dificuldade em concretizar as tarefas do dia-a-dia

As causas mais comuns de cansaço e fraqueza do corpo são:
Falta de sono
Dificuldades para dormir (Visite o centro de especial de insônia,se esse for o seu caso)
Uma rotina de vida estressante e problemas específicos (tais como o fim de um relacionamento, problemas em casa, problemas no trabalho, excesso de trabalho) acabam gerando uma enorme carga de ansiedade e preocupação que acarreta sintomas físicos de estresse (visite também nosso centro de saúde sobre o assunto)
Excesso de atividades físicas geram cansaço e fadiga muscular
O turno de seu trabalho
Má alimentação. A alimentação incorreta pode deixar o organismo com falta de importantes vitaminas, minerais e macronutrientes fundamentais para o processo de energia do corpo
Gravidez. É muito comum, principalmente nos primeiros 3 meses de gravidez a gestante sentir-se bastante cansada. Porém, depois do 4º mês, esse cansaço tende a desaparecer.
Medidas que podem ajudar contra o cansaço e a fraqueza:


Durma e acorde no mesmo horário todos os dias
Verifique se o seu quarto tem um ambiente relaxante. Certifique-se de que não haja algum fator que possa interferir no seu sono. Os fatores que mais atrapalham uma boa noite de sono são barulho, claridade e temperatura. Tente adequar esses elementos para que o seu quarto seja confortável e relaxante. Isso irá ajudar você a dormir melhor e, conseqüentemente, melhorará suas condições de cansaço e fraqueza
Faça refeições leves quando estiver perto da hora de dormir;
Encontre um tempo para relaxar antes de dormir - uma música relaxante ou um banho quente ajudam bastante,tente tirar da mente problemas e preocupações

Alimentação:
Faça uma alimentação balanceada e procure distribuir bem as suas refeições ao longo dia
Se você estiver abaixo do peso procure ingerir mais calorias e aumentar as porções de suas refeições
Procure evitar a ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas perto da hora de dormir
Se você estiver acima do peso, tente controlá-lo praticando atividades físicas e fazendo uma dieta balanceada.
Procure fazer algumas mudanças e adaptações no seu estilo de vida diário para tentar se livrar da carga de estresse. Com certeza isso o ajudará a ficar mais relaxado. Procure concretizar suas tarefas do dia e deixar um tempo livre para um pouco de lazer. Passar muito tempo deitado e levar uma vida sedentária não o ajudará livrar-se do cansaço.

Aprender a relaxar melhorará bastante o seu sono e o ajudará a se livrar de sintomas de estresse, como frustração, irritabilidade e cansaço. Procure descobrir quais são as causas do seu cansaço, como por exemplo, problemas de família ou no trabalho, e procure lidar com essas questões. Isso o ajudará a relaxar, livrando-o de uma carga de estresse desnecessária, e conseqüentemente, melhorará o seu sono e fará você se sentir mais disposto no dia seguinte.
Substâncias que podem ajudar:

Vitaminas e Minerais :Se você se sente fraco e cansado, pode ser que isso esteja ocorrendo por falta de vitaminas e minerais. Muitas vitaminas e minerais são considerados nutrientes "essenciais". Porém, muitas vezes esses nutrientes não são produzidos pelo nosso corpo e precisam ser adquiridos pela alimentação ou por suplementação. Para obter todos os nutrientes essenciais para seu organismo é preciso ter uma dieta diversificada que inclua frutas, legumes, verduras, cereais, carnes, etc. Como hoje em dia é muito difícil uma pessoa conseguir ter uma boa alimentação todos os dias, ela acaba ficando com sérias deficiências no organismo e isso acarreta diretamente a falta de energia. Por isso, muitas pessoas recorrem a suplementos multivitamínicos para assegurar que o organismo esteja sendo suprido com as necessidades diárias desses elementos tão importantes.
A Vitamina E é ótima para diminuir os efeitos da fraqueza muscular, pode ser encontrada em vegetais escuros como o espinafre, a couve, a mandioca, o abacate, soja, ovos, óleos de girassol e canola, castanhas, em arroz, feijão, milho e lentilha. Porém a alimentação tem que ser diversificada, com a inclusão de frutas, verduras, legumes cereais e carnes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário