Moda

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Principais Cuidados Com a sua Visão


A visão é um dos sentidos mais importantes e responsável por 80% das informações que chegam ao cérebro. Por isso, é importante cuidar da saúde ocular desde pequeno, evitando complicações e dificuldades no aprendizado. O Ciência & Saúde mostra quais são os principais problemas que atingem a visão das crianças e como você pode identificá-los.
Antes de mais nada, é preciso visitar o oftalmologista regularmente. Para as pessoas que têm problemas de visão ou que já passaram dos 40 anos, o ideal é que a consulta seja feita a cada seis meses.
Outra atitude fundamental é a auto-observação: vista cansada, coceira nos olhos, dificuldade para focalizar imagens e lacrimejamento são sintomas de problemas de visão, doenças ou alergias.

Os cuidados em relação à televisão e, principalmente, ao uso contínuo de computadores, são muito importantes. Recomenda-se que o usuário dê intervalos de uma hora, para descansar os olhos, e que mantenha uma distância de pelo menos 50 cm do monitor.
Muitas pessoas (não necessariamente as que têm olhos claros) são mais sensíveis aos raios ultravioletas do sol. Por isso, o uso de óculos escuros de boa qualidade (que podem ser ou não de grau, dependendo do caso) é fundamental para proteger a visão.

Quem usa lentes de contato deve dar atenção especial à limpeza das lentes e aos prazos estabelecidos. Quando isso não é feito, pode haver a proliferação de bactérias dentro dos olhos, o que causa infecções.

Doenças mais comuns

Catarata - A catarata ocorre quando o cristalino começa a ficar opaco. Ela pode ser causada por doenças como a diabete e problemas hormonais, além de ter um fator hereditário. Quando a doença está muito avançada, é necessário fazer uma cirurgia que retira o cristalino e o substitui por uma lente. Para evitar que se chegue a este ponto, é necessário consultar o oftalmologista regularmente, desde os primeiros sintomas, para fazer o tratamento preventivo.

Glaucoma - O glaucoma é o excesso de pressão ocular, que faz com que o campo de visão se torne cada vez menor. Se não tratado, pode levar à cegueira. O tratamento passa pela medida da pressão ocular, feita periodicamente pelo ofalmologista, e pelo uso de colírio e medicamentos. Em último caso, é possível fazer uma cirurgia, que resolve parcialmente o problema.
O número de crianças cegas ou com baixa visão aproxima-se de 100 mil. “No Brasil, a Agência Internacional de Prevenção de Cegueira, ligada à Organização Mundial da Saúde, estima que 33 mil crianças são cegas por doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente”, alerta o estudo.

Para evitar problemas no desenvolvimento da criança, os médicos são unânimes: é preciso incluir a visita ao oftalmologista já nos primeiros meses de vida - com retorno anual - e exigir que seja feito o “teste do olhinho” ainda na maternidade, pois ele identifica precocemente doenças como catarata e glaucoma.

“O exame é rápido e incide uma luz no olho da criança. O reflexo é meio vermelho alaranjado, identificando que a luz chegou na retina e voltou, sem nenhuma barreira”, explica a oftalmologista Islane Verçosa, membro da Sociedade Cearense de Oftalmologia e autora do livro Catarata na Criança, primeira publicação brasileira sobre o assunto.





Fonte: http://www.saude.df.gov.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=26663
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cienciaesaude/2012/05/19/noticiasjornalcienciaesaude,2841303/cuidados-com-a-visao-desde-cedo.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário