Moda

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A Elegância do Salto Alto


A maioria das mulheres adultas já incorporou o salto alto ao seu dia-a-dia e muitas vezes nem sentem mais as dores cotidianas, em troca da elegância e da beleza que o calçado oferece. O problema é que o uso frequente de sapatos com salto alto provoca o encurtamento nos músculos da parte de trás da perna, danos à coluna, dores no joelho, calosidades, joanetes e unhas encravadas, entre tantos outros possíveis problemas.  O problema do uso regular de sapatos com salto alto torna-se ainda mais intenso quando relacionado a adolescentes e jovens, em um período que o corpo ainda está moldando a postura.
O médico do CREB explica que as mulheres podem, sim, usar sapatos de salto alto, mas em ocasiões especiais e apropriadas, como festas e eventos sociais. “Mas nunca deve-se usar sapatos de salto alto no dia-a-dia. Tem mulheres que usam salto alto todos os dias, até para trabalhar”, ressalta ele. O Dr. Clovis Munhoz diz que entre sapatos de salto alto o modelo menos nocivo é o de plataforma, o único que deixa todo o pé numa mesma altura. “O maior problema o calçado com salto fino é o desequilíbrio que ele promove ao corpo da mulher. Procure um calçado que seja confortável, de um material maleável, que deixe o pé respirar e com 2 a 3 cm de salto, no máximo”, ensina.  Outra dica é evitar as sandálias “rasteirinhas”, já que o pé fica solto e o peso corporal permanece localizado no calcanhar.

Outra dica importante é seguir algumas regrinhas na hora de comprar um sapato. Segundo o médico, o ideal é fazer a compra no final da tarde ou de noite, pois os pés incham Durante o dia, o que pode atrapalhar na escolha do modelo mais confortável. “A regra número um é: jamais compre um sapato menor do que o seu pé. Pode parecer um contra-senso, mas muitas mulheres compram sapatos justos para parecer ter um pé menor. Outra dica importante: não acredite que o sapato irá ceder. Ele deve ser confortável já na hora da compra. Experimente ambos os pés, pois um é sempre maior do que o outro”, diz. Outra dica é evitar modelos de plástico, que não deixam o pé respirar e podem causar micoses.

- Se o sapato causa incomodo ao seu pé, então não compre, ainda que esteja seduzida pela beleza. E lembre-se: conforto é essencial na escolha de qualquer modelo de calçado – finaliza ele.
O fator estético, os saltos altos deixam a mulher muito mais elegante.
Segundo pesquisa desenvolvida pelo cirurgião vascular João Potério Filho, o salto alto beneficia a circulação. A tese foi comprovada graças a um novo exame para medir pressão das veias das pernas. Através do exame – feito com mulheres usando saltos de 7 cm e 10 cm – foi constatado que o uso de salto alto diminui a pressão nas veias, o que provoca uma melhor circulação do sangue. Resultado: além de deixar suas pernas mais poderosas, o salto alto impede que elas fiquem inchadas.

Fonte: http://www.creb.com.br/site/destaques/uso-de-sapatos-com-salto-alto-deve-ser-limitado

Nenhum comentário:

Postar um comentário