Moda

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Previna-se do Infarto


A hipertensão é uma das doenças causada pelo aumento da pressão arterial (pressão exercida pelo sangue contra as paredes internas da artéria). Ela pode ser conseqüência da má alimentação, alcoolismo, obesidade, vida estressante, sedentárismo ou, simplesmente, hereditária. O aumento contínuo da pressão arterial causa lesões nas artérias e pode levar a arterosclerose (uma doença inflamatória crónica que causa a formação de placas nas paredes dos vasos sangüíneos. Essas palcas são formados, principalmente, por lípidios – gorduras – e tecidos fibrosos). A hipertensão pode causas complicações em todo o organismo, mas são + freqüêntes as no coração (infarto do miocárdio), no cérebro (AVC) e nos rins ( insuficiência renal). 
O infarto é causado pela má oxigênação e nutrição do tecido, geralmente, por problemas na circulação sanguínia. Ele causa uma lesão irreversível, pois causa a morte celular. O infarto mais conhecido é o do miocárdio (músculo cardíaco) e o cerebral (AVC – acidente vascular cerebral).
O infarto do miocárdio ou “ataque cardíaco”,é causado pela redução do fluxo sangüíneo por oclusão da artéria coronária, q pode ocorrer devido a formação de um coágulo. 
O AVC, tb conhecido como "derrame", causa a interrupção da irrigação sanguínea das estruturas do cérebro. Sem a quantidade necessária de oxigênio e glicose, levados pelo sangue, ocorre perda da funcionalidade dos neurônios. As causa + comuns são a ISQUEMIA (falta de suprimento sangüíneo/oxigênio) e a HEMORRAGIA (perda de sangue).
O ataque cardíaco, ou infarto, é uma condição na qual o colesterol e outras substâncias se acumulam na parede das artérias formando placas que, quando em grande volume, chegam a fechar a artéria e interromper o fornecimento de sangue ao coração, resultando em um ataque cardíaco, que pode ter consequências graves se não houver atendimento médico imediato.

Algumas medidas, contudo, são importantes e efetivas na prevenção do infarto. Seguem as orientações:

• Verifique rotineiramente seu nível de colesterol e pressão arterial. A pressão alta ou colesterol elevado indicam que você tem um maior risco de sofrer doenças cardíacas e um acompanhamento médico é recomendável;

• Cuide de sua dieta e do peso para manter em controle a pressão e o colesterol. Evite alimentos ricos em gordura, como frituras, e introduza mais grãos e frutas em sua rotina alimentar;

• Se você é fumante, pare de fumar imediatamente. Fumar, dentre outros males, acelera o desenvolvimento da asterosclerose por danificar as paredes das artérias, o que facilita o depósito de colesterol. Leia nosso artigo sobre Como Parar de Fumar.

• Evite o sedentarismo. Pratique exercícios físicos regularmente. Atividades físicas são benéficas à saúde como um todo e reduzem os riscos de desenvolver diversos males;

• Reduza o estresse. Uma rotina estressante favorece o surgimento de diversos problemas de saúde, que podem ser evitados encarando a vida de forma mais calma;

• Limitar o consumo de cafeína e a ingestão de álcool também causa bons efeitos na prevenção de infartos.

Além dos conselhos acima, faça check-ups periódicos. Eles podem revelar problemas que, tratados precocemente, são solucionados antes que ocasionem maiores transtornos.

Cuide-se agora nunca deixe para depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário