Moda

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Postura Correta Para Evitar Dores na Coluna


PRINCIPAIS PROBLEMAS DA COLUNA VERTEBRAL:
HIPERCIFOSE: é um desvio na coluna, mais facilmente percebido quando a pessoa está de lado, pois as costas ficam arqueadas, o tórax retraído e os ombros projetados para frente;
HIPERLORDOSE: desvio da coluna característico na região da bacia, causando uma curvatura exagerada no local;
HÉRNIA DE DISCO: a parte mais central do disco, que se localiza entre as vértebras, sai da estrutura da coluna, causando dores muito fortes e até mesmo paralisação dos movimentos;
ARTROSE: conhecida como bico de papagaio, é causada pelo atrito entre as vértebras. Depois de algum tempo, surge uma espécie de calcificação, que pode comprimir alguns vasos sanguíneos ou nervos;
ESCOLIOSE: a coluna se desvia para um dos lados, passando a apresentar uma deformidade, surge por causa da má postura, ao se usar por tempo prolongado um só lado do corpo. 
Sinais de alerta de problemas na coluna
1. Sua dor da coluna está associada à irradiação para as pernas?
Caso a dor irradiada seja persistente ou de forte intensidade, é sinal de que está ocorrendo compressão de um nervo que sai da coluna e vai para as pernas.
2. Sua dor da coluna aumenta quando você deitado levanta uma perna estendida ou inclina-se para frente?
Caso positivo, existe grande probabilidade do disco estar irritando ou comprimindo o nervo.
3. Você apresentou recentemente dor na coluna após alguma queda?
Uma queda pode causar lesões na sua coluna. O risco é maior caso você seja portador de osteoporose
4. Você apresentou dor significativa da coluna contínua durante as últimas três semanas?
A dor da coluna melhora com o tratamento convencional. Entretanto caso a sua dor persista por mais de três semanas você deve procurar um médico especializado.
5. Você apresentou dor da coluna que piorou após o repouso ou que o acordou durante a noite?
A dor noturna pode caracterizar outras doenças, como tumores, processos inflamatórios e caso a dor da coluna seja acompanhada com febre, pode ser um sinal de que possa existir uma infecção associada.
6. Vocês têm problemas intestinais ou urinários persistentes associados à dor da coluna?
Alguns problemas da coluna podem causar estes sintomas e procure imediatamente um especialista.
7. Você sente dormência ou fraqueza nas pernas enquanto caminha?

Estes problemas podem ser causados por um estreitamento do canal vertebral, que comprime as raízes nervosas, entidade denominada estenose do canal vertebral.

Ao dormir – a posição mais apropriada para dormir é de lado, com um travesseiro que deixe a cabeça na altura do corpo, sendo que o colchão deve ter a densidade correspondente ao peso da pessoa.
Primeiramente para evitar possíveis noites mal dormidas ou dores a coluna deve estar alinhada, isto significa que devemos evitar dormir em “posição fetal”, com a coluna curva, e também que o pescoço deve estar alinhado com o resto da coluna. Assim, é importante não dormir com travesseiro muito alto, quando nos deitamos de barriga para cima, nem com um travesseiro muito baixo, quando nos deitamos de lado. Ao deitar de lado, você deve desviar um pouco o ombro para frente ou para trás, impedindo que haja muita compressão sobre o ombro. Dormir de bruços não é uma boa opção, pois esta postura coloca um estresse muito grande sobre o pescoço e a coluna lombar, e impede um bom alinhamento da coluna.

Ao sentar – manter as costas retas, apoiadas no encosto. Os braços devem estar sobre o apoio da cadeira, e os ombros relaxados. Os pés devem estar no chão ou sobre um apoio. Deve haver um ângulo de 90° dos joelhos em relação aos quadris.
Posição sentada é a posição mais freqüentemente adotada pela maioria das pessoas nas atividades profissionais, domésticas e no lazer. Pessoas que passam longos períodos sentadas sofrem mais de dor nas costas do que pessoas que se movimentam mais. Desta forma, é importante considerar como ficamos sentados, que tipo de cadeiras utilizamos e o que podemos fazer para prevenir a dor nas costas.
Ao andar – distribuir o peso do corpo entre ambas as pernas, mantendo os pés voltados para frente, apoiados no chão, e o abdômen contraído. A cabeça deve estar ereta, com o queixo paralelo ao chão. Os braços devem balançar naturalmente. Usar calçados confortáveis, evitando saltos altos.
Ao se abaixar – Flexionar os joelhos ao se abaixar. Manter a coluna ereta e as pernas flexionadas.

Ao carregar peso – evitar carregar mochilas, bolsas e sacolas de um lado só do corpo. A melhor posição ao carregar peso é contra o peito. Quando não for possível, buscar equilibrar o peso. Observar o peso das mochilas das crianças em fase escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário