Moda

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CORRER, Está um Passo Para Sua Saúde


Correr não traz apenas melhorias para a saúde do coração. A atividade também é excelente para estimular a produção de colágeno e, com ela, retardar o envelhecimento da pele.

Isso se dá porque a corrida ativa a circulação sanguínea, que aumenta a produção de colágeno.O envelhecimento é causado justamente pela diminuição dessa produção.

O colágeno é uma forma de proteína presente nos tecidos e no sistema esquelético. Ele é responsável pela elasticidade da pele, pelo tônus muscular, pela saúde das cartilagens e articulações e pela saúde dos cabelos.

A queda da produção de colágeno se dá a partir dos 25 anos. Aos 50, o organismo só produz 35% do colágeno que necessita.

As maiores fontes de colágeno na alimentação são as carnes vermelhas.

O colágeno é fundamental para evitar a osteoporose, a perda de massa óssea. Ele também reforça os tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos. Sem o colágeno, o tônus muscular sofre uma diminuição, atingindo não só a saúde dos ossos, mas também das unhas, pele e cabelos, tornando-os menos resistentes e com o crescimento comprometido.
É um esporte barato, de fácil acesso e todos podem praticar, exceto alguns casos. Você pode praticar em academias, parque e ruas, não tem desculpa!

Muitas pessoas são viciadas em corrida, mas você deve estar pensando agora: “Será que correr é tão bom assim? Será que eu aguentaria correr?”

A resposta é sim! Correr é bom e vicia e você pode fazer também! Esse vício traz muitos benefícios à saúde e você só perde se não experimentar.

No início da atividade você pode sentir um pouco de dificuldade por ser uma modalidade que requer muito esforço do seu organismo. O coração irá bater mais forte e as células irão precisar de mais oxigênio e de nutrientes para funcionar normalmente. Isso é absolutamente normal!

O seu organismo precisa adaptar-se, assim como em qualquer outra modalidade. O segredo é não desistir no início, lute, passe por esse obstáculo. Lembre-se que a fase de adaptação não é apenas no primeiro dia. Ela é gradativa e necessária para promover o condicionamento físico.

Para você que é sedentário de carteirinha, opte por começar com uma caminhada e aos poucos vá aumentando gradativamente a intensidade e a duração do seu treino. Mas se você já está acostumado coma caminhada em ritmo acelerado, tente a corrida começando por pequenos trotes.

Benefícios da Corrida: 

• Melhora o condicionamento cárdio-respirtório
• Contribui para perda de peso
• Alivia e previne o estresse e a insônia
• Contribui para o fortalecimento dos ossos, músculos, ligamentos e tendões
• Melhora o humor e o ânimo
• Modela o corpo e reduz a celulite

Nenhum comentário:

Postar um comentário