A exposição solar moderada sem proteção - não mais do que 15 minutos por dia - é benéfica e indispensável: estimula a circulação sanguínea e sintetiza vitamina D, importante para fortalecer a musculatura do corpo e o sistema imunológico contra doenças.
Além de escolher o fator certo para a sua pele e de sua família, procure um produto com filtros UVA e UVB. "Para uma proteção efetiva, aplique 2 mg por cm2: o equivalente a um tubo inteiro de 30 g. Essa quantidade dá para cobrir o corpo de um adulto de porte médio de uma só vez", diz Silmara Cestari, dermatologista da Escola Paulista de Medicina. Espalhe em todo o corpo, sem esquecer do couro cabeludo (filtro em spray), das orelhas e dorso das mãos e dos pés, 30 minutos antes da exposição.
Por outro lado, a radiação em doses excessivas causa queimaduras, envelhecimento precoce e melanoma, um tipo de câncer. Os perigos do sol são tantos que desde o ano passado a Academia Americana de Dermatologia mudou a recomendação em fotoproteção. Em vez de FPS 15, passou a indicar que a população use, no mínimo, FPS 30.
No inverno ou no verão, o filtro solar é item indispensável para manter a pele bonita e o protegida do foto-envelhecimento. Mas você já acertou na escolha do produto? Desistiu de usar porque apareceu muita espinha ou a pele ficou ressecada?
O fato é que cada tipo de pele tem um produto específico com formulação e textura próprias para não desequilibrar o controle de oleosidade da pele. A revista ESTILO preparou um guia com sugestões dos especialistas para cada caso e a opinião das estrelas sobre o assunto.
Oleosa ou mista
O que procurar: fluidos ou géis à base de água que tenham textura leve – eles são os que têm menos chances de obstruir os poros e deixar a pele brilhando. “Algumas fórmulas mais modernas apresentam ainda ativos que ajudam a controlar o excesso de oleosidade e de brilho”, explica a dermatologista Ane Beatriz Niwa, de São Paulo.
Morena ou negra
O que procurar: Sprays, géis ou fluidos à base de filtros químicos, como é o caso da avobenzona e do mexoryl. Ao contrário dos filtros físicos – como o dióxido de titânio –, que criam um filme esbranquiçado e artificial quando aplicados na pele escura, esses ativos são completamente transparentes, garantindo proteção sem deixar rastros.
Sensível
O que procurar: produtos que contenham só filtros físicos – eles formam uma barreira eficientíssima, porém interagem de forma mínima com a pele. Os disponíveis são o dióxido de titânio e o óxido de zinco. “Para as muito claras, optar por um FPS alto faz toda a diferença”, complementa o dermatologista Alexandre Filippo, do Rio de Janeiro.
Madura
O que procurar: loções e cremes hidratantes, com FPS alto e ativos que ajudam a prevenir e a minimizar os sinais da idade, caso do extrato de café, do chá verde, do licopeno e das vitaminas A, C e E. O extrato de soja pode auxiliar quem já está sofrendo com manchas de origem solar. Ele ajuda a clareá-las, uniformizando a coloração da pele
Nenhum comentário:
Postar um comentário