Moda

sábado, 18 de agosto de 2012

Proteção Contra o Sol


Algumas dicas de como se proteger do sol são usar óculos escuros, chapéus, roupas leves, protetor solar e labial. Todos necessitam de se proteger do sol, não importa a idade nem a cor da pele. O cuidado deve ser ainda maior para pessoas com peles muito brancas e olhos claros, bebês, crianças e pessoas com sardas.

Quando a pele é exposta a sol, ela fica também exposta as radiações ultravioletas que são perigosas para o organismo. Alguns danos demoram alguns anos para aparecer como manchas, o aumento do número de sardas e o mais grave, o câncer de pele.
Para evitar esses problemas tão indesejados o melhor é saber como se proteger dos efeitos nocivos do sol. Obedecendo as indicações do ministério da saúde que indica a necessidade de usar o protetor solar diariamente mesmo à sombra e não pegar sol das 11 horas da manhã até as 4 horas da tarde.

1- Horários críticos: Evite, se possível, se expor ao sol em horários críticos. O conselho é válido, sobretudo, entre às 10h00 e 16h00.

2- Crianças: No caso das crianças, dê preferência pelo uso de chapéus, bonés ou camisetas de manga curta. Outra dica: Dependendo do caso, opte ainda, por um protetor solar.

3- Depilação: Após uma depilação ou peeling, o indicado é o uso de calças ou vestidos. Isso evitará, entre outras coisas, que uma possível irritação possa ocorrer.
No caso do protetor solar, procure utilizá-lo somente meia hora antes de se expor ao sol. O procedimento deverá ser realizado a cada duas horas.

- Para as pessoas que a tem a pele clara: Aplique, em uma primeira etapa, o fator de proteção (FPS25) e, depois, o 15.

- Para as pessoas com pele muito clara: Procure utilizar o fator de proteção solar (FPS-30).

- No caso de contato com a água da piscina ou praia, o indicado é que o produto seja utilizado a cada 40 minutos.
Use roupa leve, de cores escuras e de trama fechada (daquelas que não deixam passar muita luz quando você olha contra o sol), pois são as que filtram melhor os raios ultravioleta (UV). A roupa clara filtra mais os raios infravermelhos, que são os que dão calor.

  • Use amaciante de roupa com proteção UV.
  • Use chapéus de aba grande.
  • Use óculos escuros com filtro UV.
  • Evite as horas em que o sol é mais intenso, das 10h às 16h.

Use um protetor solar:

Que filtre os raios UVA e UVB, que são dois tipos de raios UV. Os primeiros são os responsáveis pelo fotoenvelhecimento, por problemas de visão e por reações alérgicas. Os outros provocam queimaduras e câncer de pele. Mesmo em dias nublados, os raios UVA estão presentes. 
Se você tem a pele muito clara, use o fator de proteção solar (FPS) 30. Fatores acima não fazem muita diferença na proteção. 
Se a sua pele é clara, aplique primeiro o FPS 25 e, depois, o 15. 
Se você é morena, use o FPS 15. 
Aplique o equivalente a quatro colheres (chá), sem esfregar, deixando uma boa camada de protetor sobre a pele. 
Passe o protetor meia hora antes de se expor ao sol. A partir daí, aplique de novo a cada duas horas, ou depois de 40 minutos na água da praia ou da piscina, ou de praticar esporte que provoque transpiração intensa. 
Não se esqueça de passar protetor nos lábios, no couro cabeludo, nas orelhas e no pescoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário